Resíduo domiciliar é tema tratado com a comunidade da Terceira Linha 24/02/2014

Resíduo domiciliar é tema tratado com a comunidade da Terceira Linha

O resíduo domiciliar e os cuidados com o terreno baldio foram temas tratados na noite desta quinta-feira (20) com a comunidade da Terceira Linha, em Içara. A palestra, proferida pelo biólogo Ricardo Garcia da Silva, foi organizada pela equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), com o apoio da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara.

Durante o estudo, o biólogo abordou entre os assuntos, o lixo urbano, a importância da separação dos resíduos sólidos e as do destino incorreto. “O lixo urbano é um dos maiores problemas ambientais da atualidade, pois os moldes de consumo adotados pela sociedade moderna são incorretos. Quando mal administrado provoca mau cheiro, contamina o solo e as águas subterrâneas e promove a proliferação de animais nocivos e transmissores de doenças”, disse.

Ao final da palestra cada participante levou para casa uma muda cultivada no horto municipal. O estudo foi acompanhado pelo prefeito Murialdo Canto Gastaldon e o presidente da Fundai, Eduardo Rocha. “O tema é de suma importância e deve ser discutido com a sociedade. Parabenizou a iniciativa dos profissionais da ESF e Fundai”, elogiou Murialdo. “A política nacional de resíduos sólidos do Governo Federal está bem definida. Inclui a reciclagem e a inclusão dos catadores como principal foco. A Administração Municipal e Fundai segue a mesma linha”, ressaltou Rocha.