Semana do Meio Ambiente 07/06/2016

Semana do Meio Ambiente

A Fundação do Meio Ambiente (Fundai), realizou na última as atividades alusivas a Semana Mundial do Meio Ambiente. Na programação estiveram encontros com os alunos do primeiro ao quinto ano da rede municipal, no Horto Florestal.

Os estudantes participaram de momentos para aprender sobre reciclagem, como definir resíduos sólidos, a importância da fauna e flora e também a biodiversidade ecológica do ecossistema e meio ambiente. Da mesma forma, compreenderam um pouco mais sobre as funções da Fundai e a importância de celebrar a data.  “Conseguimos aprender sobre o meio ambiente, reciclagem e também como reaproveitar os materiais”, frisou a aluna do quinto ano, Ana Clara do Amaral Maciel.

Já para a professora Carla Delfine, esta é uma forma de transformar a data especial em aprendizagem. “É gratificante levar nossos alunos em dias como estes, afinal, toda atividade é de grande interesse para que eles possam adquirir conhecimento por meio das palestras, dinâmicas e trilha”, relatou.

Segundo a auxiliar de estudos ambientais da Fundai, Aline Stolk, a iniciativa foi feita para que os alunos pudessem ter um contato mais direto com o que se tem preservado. “O horto é um ótimo lugar para o conhecimento do que é a arborização das praças e parques, tendo a noção de que tudo sai dali. Da mesma forma, cada um observou o que é uma nascente, soube o que é uma mata ciliar e teve a noção da importância da preservação”, colocou Aline. 
 
A Semana do Meio Ambiente - o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todos os anos no dia 5 de junho, data estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 1972. O objetivo principal do momento é a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação.  Com a iniciativa, se procura ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais e transformar as pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente.

O superintendente da Fundai, Tomaz Manoel Cardoso, ressaltou a necessidade de conscientizar os mais novos. "É fundamental o trabalho desde cedo, para que o futuro seja melhor e que assim, aprendam o verdadeiro sentido de cuidar do meio ambiente", finalizou.

Galeria de Fotos