A linha férrea terá um novo paisagismo. 10/10/2014

A linha férrea terá um novo paisagismo.

As margens da linha férrea terão o paisagismo reformulado em Içara. Serão plantadas palmeiras imperiais, árvores ornamentais e flores ao longo de 4,8 km dentre os bairros Cristo Rei e Tereza Cristina a partir deste mês. “O hibisco é uma planta que vem atrapalhando a segurança dos motoristas, tirando a visibilidade na passagem de nível. Tivemos um acidente a pouco, onde o motorista alegou este problema”, conta o engenheiro ambiental da Ferrovia Teresa Cristina, André Guaresi.

“Um trabalho que além de embelezar a cidade, promoverá bem estar ao cidadão, visitantes e turistas, ampliação do verde e, consequentemente, o contato com a natureza”, avalia o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Geraldo Baldissera. As plantas serão colocadas a uma distância de seis metros das laterais do trilho e 25 metros da passagem de nível. O projeto em parceria ainda com a Fundação do Meio Ambiente de Içara, Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Planejamento e a Ferrovia Tereza Cristina é pera a colocação de bancos e novas lixeiras.

“Houve, no decorrer dos anos, moradores que sem orientação técnica plantaram árvores de grande porte a exemplo de figueira, manga, abacateiros, entre outras, em uma distância muito próxima da linha férrea e que, futuramente, irão atrapalhar a visibilidade e até mesmo a locomoção dos vagões. É uma questão de segurança”, explica a extensionista da Epagri, Elli Verza Alberton. “Como muitas ainda não estão na fase adulta poderemos realocá-las para outro local mais adequado”, complementa.