Com frio chegando, um alerta para o cuidado com os pets 27/07/2021

Com frio chegando, um alerta para o cuidado com os pets

  Veterinário dá dicas de como manter os animais de estimação protegidos no inverno.

Com a previsão de baixas temperaturas para as próximas horas, um alerta surge para o cuidado com os animais. No frio os pets estão mais suscetíveis a doenças como a gripe.


Para o veterinário do Centro de Castração de Içara, Gabriel Zilli, manter o pet abrigado já faz a diferença. “Se for possível, orientamos que coloque mantas ou cobertores pra aquecer. Se ainda assim o animal sentir com muito frio, o ideal é colocar bolsas de água morna no local onde ele está. Vale lembrar também que é preciso evitar passeios em horários frios, cuidados com saídas na rua, priorizar horas mais quentes do dia, assim evita-se uma gripe. Banhos somente se garantir que ele vai ficar bem seco e quente depois”, orienta o veterinário.

Vale lembrar que Içara não dispõe de verba para recolher animais de rua, somente para realizar a castração dos mesmos. “Reforçamos para que as pessoas abriguem também os animais de rua, caso avistarem algum próximo da sua residência. Os abrigos temporários de voluntários já estão lotados. Nos últimos dias foram mais de quatro pedidos de socorro. Mesmo assim, diminuiu bastante os animais de rua com as castrações. Os comerciantes, principalmente das agropecuárias, comentam que ao chegarem nas lojas de manhã havia caixas com filhotes abandonados, agora não se vê mais isso”, reforça Zilli.

Somente nos primeiros seis meses foram realizadas mais de 1,2 mil castrações, aproximadamente 70% a mais, comparado com o mesmo período do ano passado. O pedido das equipes da Fundação do Meio Ambiente e do Centro de Castração é que a população continue levando seus animais para castrar. O agendamento desses procedimentos pode ser realizado por qualquer içarense, pessoalmente, na sede da Fundai. A pessoa precisa levar o documento de identidade e um comprovante de residência.

A Fundai fica localizada Av. Dílcio Esmael da Silva, nº 148, Centro de Içara. Já o Centro de Castração fica dentro do Parque Municipal Walmor De Luca, localizado na Rodovia Afonso Moises de Bittencourt, bairro Morro Bonito.

Informações nos telefones da Fundai: 48 3431-3578 / 3431-3581

Cuidados com os pets no inverno

- Manter o pet abrigado;

- Colocar mantas/cobertores pra aquecer;

- Caso ele sinta muito frio, bolsas de água morna são recomendadas;

- Evitar passeios em horários frios, priorizar horas mais quentes;

- Cuidado com saídas na rua, elas podem desencadear doenças virais como a gripe;

- Banhos somente se garantir que ele vai ficar bem seco e quente depois.