Fundai lança sistema de gestão ambiental 17/11/2021

Fundai lança sistema de gestão ambiental

Com o novo programa é possível solicitar os licenciamentos de forma online.

A Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai) lançou nesta quarta-feira, dia 17, o Sistema de Gestão Ambiental (SIGEA). Os cidadãos podem solicitar licenciamentos de forma online através de uma aba dentro do site da Fundai: fundai.sc.gov.br. Os sistemas FINAFLOR e SINFAT seguem valendo para as demais documentações.

O novo sistema vai contemplar os pedidos e tramitação de licenciamentos como a resolução do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM), Gestão Florestal, Intervenções em Áreas de Preservação Permanente (APP), Inserção de medidas, manifestações de área protegida, além de declarações ambientais.

“A ideia é otimizar o máximo possível, tanto a questão do deslocamento, comodidade, facilitação dos processos e a transparência. Até ontem as pessoas acabaram entregando a documentação incompleta na Fundai, a partir de hoje o processo só pode ser anexado com todos os documentos. A nossa expectativa é conseguir devolver os pedidos de forma mais rápida”, disse a engenheira ambiental, Juliana Thaissa Freese.

O usuário já vai receber um protocolo e uma chave de acesso para consultar o recurso online. “Estamos na era tecnológica, precisamos nos adaptar e otimizar os processos. Somente a inscrição de castração segue sendo realizada pessoalmente, já as denúncias seguem sendo realizadas na Fundai, por telefone, ou e-mail. Em breve queremos estar com todos os serviços de forma online”, disse o superintendente da Fundai, Ibanez Aníbal Zanette.