Prefeitura reforça parceria com Associação de Catadores de Içara 09/02/2022

Prefeitura reforça parceria com Associação de Catadores de Içara

O Governo concedeu por mais três anos a permissão para os profissionais utilizarem o pavilhão que é do município.

O Governo de Içara renovou na tarde desta quarta-feira, dia 9, a concessão de uso do galpão que comporta a triagem e reciclagem de resíduos sólidos da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis por um Amanhã Melhor. O espaço possui uma área total construída de 384,28 m², situado no Rio Acima - Urussanga Velha, recebendo aproximadamente 16 mil toneladas por mês. A permissão de uso foi concedida por três anos, conforme decreto nº 35/2022, de 31 de janeiro de 2022.

A assinatura do ato aconteceu no gabinete da prefeita Dalvania Cardoso, com a presença do presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUNDAI), Ibanez Aníbal Zanette, da engenheira ambiental, Taynan Toretti, do presidente da Associação de Catadores, Alexandre Barbosa e da vice-presidente Joelma Boeger de Borba.

“Para nós é muito importante a renovação desta parceria. Precisamos continuar cuidando do meio em que vivemos. Eles fazem um trabalho diferenciado, tudo que é reciclado evita de ir para a natureza”, disse a prefeita. “Estamos buscando apoiar e incentivar a associação. Ao todo são recicladas 16 toneladas, mas queremos aumentar esse número. Fazemos o pedido para que a população destine os materiais de forma correta. O que pode ser lixo para muitos, é o sustento de muitas famílias”, completou o presidente da Fundai.

O material reciclado destinado à associação é coletado por meio de dois projetos, o Reciclou Levou, onde a população pode levar os materiais na Feira da Agricultura Familiar nas sextas-feiras, anexo à rodoviária, e trocar por vale-feira, ou ainda o Recicla Içara, onde um caminhão da Fundai faz a coleta nos bairros, conforme cronograma.

“Só temos a agradecer pela parceria, ganham as famílias que dependem da associação, o município e o meio ambiente. Hoje contamos com 20 associados, mas a associação está aberta para novos catadores, os interessados podem entrar em contato comigo no telefone: 48 99973-8467”, concluiu Barbosa.

Confira o cronograma da coleta nos bairros - Recicla Içara:

Segunda-feira: Ana Eliza, Aurora, Barracão, Sanga Funda, Vila Nova, Lombas Pedreira.

Terça-feira: Centro, Presidente Vargas, Raichaski, Loteamento Coan.

Quarta-feira: Centro, Cristo Rei, Primeiro de Maio, Loteamento Lima.

Quinta-feira: Jardim Silvana, Liri, Nossa Senhora de Fátima, Tereza Cristina, Demboski.

Sexta-feira: Jaqueline e Jardim Elizabete.

Obs: Nas sextas-feiras a população pode levar os materiais na Feira Municipal da Agricultura Familiar e trocar por vale-feira, através do programa Reciclou Levou.