Vencedores do Prêmio Içara Sustentável são premiados 30/11/2021

Vencedores do Prêmio Içara Sustentável são premiados

Os vitoriosos das categorias empresarial, escolar e cidadão foram recepcionados no auditório da prefeitura municipal.

Escola de Educação Básica Maria da Glória Silva, empresa Cristalcopo e Elisangela Brunel Patrício, estes foram os vencedores, nas categorias escolar, empresarial e cidadão, do Prêmio Içara Sustentável 2021. O evento de premiação foi realizado na tarde desta terça-feira, dia 30, no auditório da prefeitura municipal, pela Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara (Fundai) e pelo Governo de Içara. O concurso teve o objetivo de reconhecer empresas, entidades, organizações e pessoas físicas que possuem um sistema de gestão ambiental ou contribuem dentro de suas ações para a sustentabilidade da cidade.

“Os três projetos selecionados foram avaliados por uma equipe técnica. Todos tinham como base a conscientização e a defesa do meio ambiente. Um agradecimento especial a todos que se inscreveram, que participaram e a equipe da Fundai, que não mede esforços para atender a todos com excelência. Finalizo deixando a frase do pensador em sustentabilidade Robert Gilman: não existem problemas ambientais, existem resultados ambientais causados por problemas humanos”, disse o diretor superintendente da Fundai, Ibanez Aníbal Zanette.

A ideia é que em 2022 o prêmio possa ser realizado novamente. “O Governo apoia e incentiva toda forma de preservação ambiental. Todos os projetos são maravilhosos, é um orgulho para nós saber que temos em Içara pessoas e organizações que se preocupam com o nosso ecossistema”, completou a prefeita, Dalvania Cardoso.

O evento contou ainda com a presença de diversas autoridades regionais como os vereadores do município, entidades filantrópicas, conselho municipal do Meio Ambiente e demais órgãos. "Ações assim são essenciais, tanto para garantia da nossa qualidade de vida, quanto para as futuras gerações. Todos esses projetos beneficiam a coletividade, parabéns ao poder público por este incentivo”, disse o engenheiro ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Eduardo Miotello.

Confira os vencedores:

CATEGORIA ESCOLAR

Premiado: E.E.B. Maria da Glória Silva

Projeto: Gestão de resíduos sólidos/Construção sustentável

“Proporcionar espaços de aprendizagem onde a comunidade escolar possa refletir, criticar e agir frente às necessidades, para melhorias em sua qualidade de vida e de seu meio social”.

CATEGORIA EMPRESARIAL

Premiado: Empresa Cristalcopo

Projeto: Recicla Junto

“O projeto Recicla Junto busca sensibilizar as pessoas mostrando que os resíduos que geramos podem ser reciclados”.

CATEGORIA CIDADÃO

Premiado: Elisangela Brunel Patricio

Projeto: TEVAP (Tanque de evapotranspiração) para tratamento ecológico de esgoto de vaso sanitário

“Nosso projeto nasceu da preocupação com a gestão do esgoto do banheiro, quando decidimos construir nossa casa em terreno rural”.