Profissionais reforçam a importância da castração de animais em Içara 23/07/2021

Profissionais reforçam a importância da castração de animais em Içara

Centro de Castração da cidade oferece o procedimento de forma gratuita.

O Centro de Castração de Içara continua atendendo com serviço de castração para animais da população do município. Somente nos primeiros seis meses foram realizadas mais de 2,2 mil castrações, aproximadamente 70% a mais, comparado com o mesmo período do ano passado. O pedido das equipes da Fundação do Meio Ambiente e do Centro, é que a população continue levando seus animais para castrar.

“Queremos castrar todos os cães e gatos da cidade, diminuindo assim o número de animais errantes, que são aqueles sem donos, que habitam o meio urbano. O agendamento desses procedimentos pode ser realizado por qualquer içarense, ele ocorre pessoalmente, na sede da Fundai. A pessoa precisa levar o documento de identidade e um comprovante de residência. A maneira mais efetiva de controlar os animais de ruas é castrando. A longo prazo vai surtindo efeito”, comenta o superintendente da Fundai, Ibanez Aníbal Zanette.

As castrações são realizadas de segunda a quinta-feira, na sede do Centro, dentro do Parque Municipal Walmor De Luca, localizado na Rodovia Afonso Moisés de Bittencourt, bairro Morro Bonito.

A única exigência para o procedimento é que o animal não tenha uma raça definida. “A castração para as fêmeas reduz o número de crias indesejadas, chance de desenvolver tumores de útero e mama, por exemplo. Nos machos reduz as chances de ter tumores nos testículos e na próstata, reduz ainda a chance de eles fugirem atrás de fêmeas. Os animais costumam ficar mais calmos, ficam com mais qualidade de vida, mais longevidade”, lembra o veterinário do Centro de Castração, Gabriel Zilli.

A Fundai fica localizada Av. Dílcio Esmael da Silva, nº 148, Centro, Içara – SC. Informações nos telefones: 48 3431-3578 / 3431-3581